segunda-feira, 16 de novembro de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Hoje, 16/11/09, tive oportunidade de participar de uma audiência pública, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, sobre os direitos dos fumantes e não fumantes, visando esclarecer os deputados distritais para a votação do substitutivo ao projeto de lei nº 1.127/2009, de vários deputados, que, a exemplo de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro “ proíbe o fumo em ambientes de trabalho em geral e recintos coletivos públicos ou privados do Distrito Federal”.

Estavam presentes médicos, representantes de ONGs defensoras do combate ao tabagismo, representantes de sindicatos, hotéis, restaurantes e bares. Donos de bares, restaurantes, garçons etc.

Fiquei impressionado com as posições antagônicas de cada lado. Enquanto os representantes da iniciativa privada só falavam em lucros a serem preservados ou não serem perdidos pelos empresários, sem se preocuparem, em nenhum momento, com a saúde de seus clientes e até mesmo de seus funcionários, os representantes dos órgãos governamentais, que tratam da saúde pública, mostravam o esforço desses órgãos para evitar a expansão do tabagismo no DF.

Segundo a representante da Anvisa

Agência de Vigilância Sanitária – Distrital , o número de fumantes no DF caiu de 21% , em 2.003, para 14 %, hoje.
Sete mil e seiscentos fumantes deixaram de fumar, com o tratamento disponibilizado pela Secretaria de Saúde do GDF, nos 38 postos de saúde, segundo o Dr. Celso Rodrigues, Coordenador do Programa de Controle de Tabagismo daquela secretaria.

Temos, ainda, diversos outros organismos empenhados no combate ao tabagismo e ajuda aos fumantes para deixar esta doença, como os Fumantes Anônimos – fumantesanonimos.net , Adventistas do Sétimo Dia, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário