domingo, 15 de novembro de 2009

CONSCIÊNCIA TARDIA

"DEI BOBEIRA: FUMEI QUARENTA ANOS. "
Estava checando os meus e-mails quando o Faustão terminou o seu programa com uma homenagem a grande atriz Mara Manzan,que, como inúmeras outras atrizes, atores, escritores, nacionais e internacionais, foram vencidos por um inimigo sutil e covarde chamado cigarro. Ela, que tirou um tumor no útero, há dez anos, teve a doença agravada com um enfisema pulmonar que evoluiu para um câncer no pulmão que causou a sua morte precocemente, aos 57 anos. Logo ela que era uma pessoa ativa, jovial e alegre.Ela soube definir bem a sua culpa na história : dei bobeira, fumei quarenta anos".

IMBECILIDADE

Está virando moda em São Paulo os promotores de casamentos conseguirem liminares  na justiça para que eles e seus convidados possam fumar livremente nos salões de festas, sem a fiscalização da lei antifumo estadual, prevista para  estes locais. A Secretaria da Justiça diz que o governo do Estado deve recorrer das decisões judiciais. Isso lembra a velha e famosa Lei de Gerson, aquele jogador de futebol que levava vantagem em tudo, ao anunciar os cigarros Vila Rica.
Pensando bem os pais dos nubentes estão devolvendo aos seus convivas 90% de câncer pulmonar, sendo que dos 10% restantes, 1/3 fumantes passivos, através da fumaça coletiva, segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer. Este ano, 45 mil brasileiros vão morrer de câncer, por causa do cigarro. 27 mil mulheres. No mundo, cinco milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário